A Escola Piloto Presencial em Engenharia Química (EP) surgiu em 1993, no Programa de Engenharia Química da COPPE, com o objetivo de oferecer um conjunto de disciplinas avulsas, em nível introdutório e intermediário, sobre temas atuais ainda não incorporados ao currículo universitário de graduação em Engenharia Química e áreas correlatas.

Em um esforço para atingir um público fora da sua cidade sede, a Escola Piloto criou, em 1997, a sua versão virtual, com cursos a distância oferecidos através da rede mundial de computadores nascendo, assim, a Escola Piloto Virtual. Desde então, inúmeros cursos de alta qualidade têm sido oferecidos, sendo cursados por alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes de todo o Brasil e de países latino-americanos. Desde 2004, a Escola Piloto passou a se chamar Escola Piloto Prof. Giulio Massarani (in memoriam), como forma de homenagear seu idealizador e pioneiro.

Em complementação ao curso Presencial e Virtual, em dezembro de 2009 foi criada a Escola Piloto Itinerante. Neste formato, os cursos são ministrados pessoalmente por professores do PEQ em diferentes universidades parceiras no Brasil, promovendo uma interação com os centros de ensino e pesquisa no País. Em 2011, a Escola Piloto Internacional iniciará suas atividades em parcerias com universidades do Exterior.

Sabia mais sobre: